Trump deve anunciar hoje se vai prestar depoimento em processo de impeachment

(Foto: Reuters)

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos,  Donald Trump, deve informar ainda neste domingo, 1, se vai participar da audiência do inquérito de impeachment fatque apura os fatos sobre  possíveis denúncias por má conduta em relação às suas tratativas com a Ucrânia.

O Comitê Judiciário da Câmara, liderado pelos democratas, tem a tarefa de considerar denúncias, conhecidas como artigos de impeachment, e deu a Trump até as 18h de domingo para dizer se ele ou seu advogado vai participar da audiência de impeachment da quarta-feira.

O primeiro de uma série de procedimentos do Comitê Judiciário ouvirá depoimentos sobre o processo de impeachment, estabelecido na Constituição dos EUA, de um painel de especialistas legais que ainda não foi nomeado.

Audiências diante do comitê, que tem a responsabilidade de elaborar possíveis indiciamentos formais contra Trump, são um grande passo na direção de possíveis denúncias.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, que tomará a decisão final, ainda não disse se o presidente republicano deveria sofrer impeachment. Mas, em uma carta a apoiadores semana passada, ela afirmou que ele deveria ser responsabilizado pelas suas ações.

Trump nega ter feito qualquer coisa errada, chamando o inquérito de impeachment de “caça às bruxas”.

Três painéis investigativos, liderados pelo Comitê de Inteligência da Câmara, devem emitir um relatório formal esta semana, quando os legisladores retornarem, na terça-feira, do recesso de Ação de Graças.

O relatório irá delinear as provas reunidas pelos comitês de Inteligência, Relações Exteriores e Fiscalização.