Trump anuncia acordo tarifário com Canadá e México

Donald Trump discursa para associação de corretores de imóveis em Washington (Foto: Ansa)

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 17, um acordo para encerrar a guerra tarifária com o Canadá e o México.

A medida abre caminho para a ratificação do novo tratado de livre comércio da América do Norte, o “USMCA”, que substituirá o Nafta. Em um discurso para corretores de imóveis, Trump instou o Congresso a aprovar o novo acordo.

“Vamos vender nossos produtos para esses países sem tarifas majoradas”, disse. A disputa começara com a decisão de Trump de sobretaxar em 25% e 10%, respectivamente, o aço e o alumínio produzidos em diversos países do mundo, incluindo China, Canadá e México.

Apesar da justificativa de “garantir a segurança nacional”, o objetivo do mandatário era reduzir o déficit comercial dos EUA com essas nações. Em um comunicado conjunto, os governos americano e canadense dizem que as sobretaxas alfandegárias serão derrubadas em 48 horas.

O novo acordo não prevê cotas, mas um país poderá rediscutir as taxas caso seja verificado um excesso de importação na outra nação. Recentemente, Trump impôs uma sobretaxa de 25% contra US$ 200 bilhões em produtos da China, que reagiu com tarifas de 20% a 25% contra US$ 60 bilhões em itens americanos.

Além disso, a Casa Branca estuda sobretaxar carros produzidos na União Europeia.