Número de viajantes no 4 de julho deve passar de 49 milhões

ORLANDO – A Associação de Automóveis (AAA) estima que o número de viajantes durante a semana do Dia da Independência dos Estados Unidos deve atingir novo recorde e somar mais de 49 milhões de pessoas

Só nas estradas, a expectativa é do trânsito de mais de 41.4 milhões de pessoas, uma alta de mais 4,1% em relação ao ano passado. Isso significa que os viajantes podem esperar atrasos de até 4 horas, sendo que essa quarta-feira (3), véspera do feriado.

Os aeroportos também vão registrar o maior número de passageiros nessa época do ano. Mais de 3, 960 milhões de pessoas vão cruzar o céu do país, o que significa 5,3% a mais do que em 2018.

Enquanto 3,550 milhões vão usar trêns, ônibus e navios para chegar aos seus destinos.

Segundo a AAA, que faz o registro desde 2000, Orlando, na Flórida, vai ser a cidade mais visitada, seguida por Honolulu (Havaí), Seattle (Washington),  Las Vegas (Nevada) e Anaheim (Califórnia).

Especialistas citam o preço do combustível, 19 centavos mais barato esse ano, como um dos fatores para estimular as viagens. “Além disso, o nível de desemprego caiu e a economia melhorou. Tudo isso aliado ao período de férias escolares motiva as viagens no feriado”, comenta a vice-presidente da AAA Travel, Paula Twidale.

Mas quem for alugar um veículo deve gastar mais. O preço dos aluguéis cresceu 5% em relação ao último 4 de Julho.

As passagens de avião também registraram um aumento de 10%.