Kentucky, Mississippi e Virginia têm eleições estaduais hoje

Trump acompanha discurso de Bevin nesta segunda-feira em Lexington (Foto: AFP)

WASHINGTON –  Kentucky, Mississippi e Virginia são palcos de eleições estaduais nesta terça-feira, 5, o que especialistas dizem ser um teste para a disputa presidencial no próximo ano.

Kentucky e Mississippi foram redutos eleitorais do presidente Donald Trump em 2016 e buscam manter os governos nas mãos dos republicanos.

O vice-governador do Mississippi, o republicano Tate Reeves, concorre contra o procurador geral Jim Hood, um democrata. A vitória de Reeves garante o comando do partido republicano já que o atual governador Phil Bryant está no fim do segundo mandato, fator que o impede de entrar na disputa novamente.

Em Kentucky, o governador republicano Matt Bevin busca manter o cargo ocupado em 2015 em uma disputa contra o procurador geral democrata Andy Beshear. Na segunda-feira Trump fez um comício em Lexington para endossar a candidatura do impopular Bevin para manter o controle republicano no estado.

Já na Virgínia, os democratas buscam manter a maioria nas Casas Legislativas mesmo partido do governador Ralph Northam que se mantém no cargo.