Furacão Lorena atinge balneário mexicano de Los Cabos

Moradores retiram escombros de um restaurante atingido pela passagem da então tempestade tropical Lorena em Manzanillo, no México, na quinta-feira (Foto: Reuters)

LOS CABOS – Lorena tocou a terra nesta sexta-feira, 20,  como furacão de categoria 1 na costa do turístico balneário mexicano de Los Cabos, na península de Baixa Califórnia, informou o serviço meteorológico do México.

O furacão chegou ao balneário com ventos máximos sustentados de 140 km/h.

Lorena provocou precipitações intensas, fortes ventos e ondas na Baixa Califórnia Sul e nos estados próximos de Sinaloa e Nayarit.

As autoridades fecharam os portos à navegação e foram suspensas aulas e outras atividades nas zonas afetadas.

O serviço meteorológico advertiu que Lorena poderia “causar deslizamentos, transbordamento de rios e córregos ou afetações de caminhos e trechos de estradas”.

Na tarde de quinta-feira, Lorena havia sido rebaixado a tempestade tropical após tocar por momentos a costa central do Pacífico mexicano. No entanto, voltou a ganhar força e se transformou em furacão de categoria 1.

O Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, disse que nos próximos dois dias o furacão se moverá ao longo da península de Baixa Califórnia.

Devido ao fenômeno meteorológico, o exército mexicano e as autoridades locais habilitaram abrigos temporários na zona.