Furacão Dorian toca o solo na Carolina do Norte com ventos de 89 mph

CAPE HATTERAS – O furacão Dorian tocou o solo, nesta sexta-feira, 6, por volta das 9 horas, na cidade de Cape Hatteras, na Carolina do Norte, na categoria 1 — de um total de 5 na escala de Saffir-Simpson — com ventos sustentados de 89 mph (144 km/h).

Antes de chegar aos Estados Unidos, Dorian fez uma passagem catastrófica pelo arquipélago das Bahamas, onde chegou à categoria 5, causando ao menos 30 mortes e dizimando cidades inteiras.

Leia também: Dorian atravessa costas das Carolinas e Virgínia na categoria 1

Imagem de Hatteras Island que sofre com chuva intensa e ventos fortes provocados por Dorian

Nas últimas horas, o fenômeno passou da categoria 3, com ventos máximos de até 185 km/h, à categoria 1, com ventos de até 115 mph (150 km/h).

O Dorian já levou até 25 centímetros de chuva ao longo da costa entre Charleston, na Carolina do Sul, e Wilminton, na Carolina do Norte, segundo meteorologistas.

“A chuva está seguindo para o norte”, disse Alex Lamers, meteorologista do Serviço Nacional do Clima (NWS), na manhã desta sexta-feira. “Até o interior da área de Raleigh-Durham terá 7 centímetros hoje”.

O Dorian deve seguir para o mar ainda nesta sexta-feira e desencadear ventos típicos de tempestade tropical na ilha de Nantucket e em Martha’s Vineyard, em Massachusetts, na manhã de sábado.

Mas provavelmente ele poupará a maior parte do resto da Costa Leste das chuva e dos ventos mais intensos, sendo provável que chegue ao continente em Nova Escócia na mesma noite, afirmam os especialistas.