Deputados aprovam carteira de motorista para indocumentados em Minnesota

Manifestantes pressionam congresso de Minnesota a aprovar carteira de motorista para indocumetadados (Foto: PP)

SAINT PAUL – Minnesota avançou e pode se tornar o 13° estado norte-americano a oferecer carteira de motorista para imigrantes indocumentados e conta com o apoio do governador, o democrata Tim Walz.

Na sexta-feira (5) o projeto de lei que permite que residentes sem o Social Security tenham a habilitação para dirigir foi aprovada por 74 votos a 52 pela Câmara dos Deputados, controlada por democratas.

“Trata-se de senso comum,” observou a deputada Samantha Vang. “Isso vai permitir que as pessoas tenham mais facilidade para abrir a conta em um banco e dirigir para as escolas e trabalho com segurança”, acrescentou.

O texto foi encaminhado paro aval dos senadores, que são de maioria republicana, 37 das 62 cadeiras, e enfrenta resistência. Segundo o líder do Senado, Paul Gazelka, o projeto “tem uma pequena chance de ser aprovado”.

Segundo dados do governo, 95 mil imigrantes irregulares vivem em Minnesota e até 2003 não era preciso apresentar nenhum documento americano para tirar a habilitação. As regras mudaram após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Atualmente, 12 estados adotaram esse tipo de carteira de motorista: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e Washington.

Em março, a Câmara dos Deputados de New Hampshire aprovou projeto semelhante e o assunto segue pendente no Senado.

Leia também: Deputados aprovam carteira de motorista para imigrantes indocumentados em New Hampshire

Na Flórida e em Massachusetts a pauta ainda é discutida em Comissões sem previsão de chegar ao plenário.