Condado de Orange na Flórida registra aumento de 4 mil alunos

ORLANDO – O Sistema de Escolas Públicas do Condado de Orange (OCPS), na Flórida, registrou um aumento de 4 mil estudantes para o ano letivo 2019-2020 que começa nesta segunda-feira, 12, em paralelo à chegada crescente de brasileiros na região.

Segundo as autoridades, a expectativa é que até a próxima semana o número total de alunos possa chegar a 215.703, o que torna a OCPS a oitava maior rede escolar do Estados Unidos. Na Flórida, a OCPS fica atrás dos condados de Miami-Dade, Broaward e Hillsborough.

Um levantamento demográfico mostra que a maioria dos estudantes é de origem hispânica, mas a diversidade abrange 165 países. Os dados da OCPS mostram que 42% dos inscritos são hispânicos, 25% negros, 26% brancos e 2% multiculturais (mais de uma raça).

Isso justifica o grande número dos alunos bilíngues em um universo de 157 dialetos e línguas diferentes, sendo que os idiomas mais falados nas escolas do OCPS, além do inglês, são espanhol, português, crioulo, crioulo haitiano e vietinamita.

Leia também: Diretor de escola pública de Orlando recua e aceita matrículas de brasileiros

Os dados oficiais não revelam o status imigratório das crianças no país. Mas, de acordo com uma decisão de 1982 da Suprema Corte, a condição da criança, assim como a dos pais, não é impedimento para a matrícula e aceitação do menor desde o Ensino Fundamental ao Médio.

Essa ordem sobrepõe à lei imigratória dos EUA que diz que o estrangeiro menor de 18 anos tem o direito de cursar até um ano em uma High School pública no país, mas precisa pagar por isso. Um ano letivo custa $ 8.737 enquanto o semestre deve ser pago em uma única parcela de $ 4.369.

“É o nosso primeiro ano aqui. Vim como estudante e consegui matricular os meus três filhos em escolas públicas. Não tive dificuldades”, comemora a carioca que mora no Metrowest, um bairro de grande concentração de brasileiros, e não quis se identificar.

Nova Demanda

Para atender a nova demanda,  a OCPS –  que inclui cidades como Orlando, Gotha e Occoe –  abriu quatro escolas esse ano. Duas escolas de Ensino Fundamental (Castleview Elementary e Water Spring Elementary) e uma de Ensino Básico (Horizon West Middle), além da quarta (Pershing School) que vai atender alunos do pré-escolar (kidergarden) até a oitava série.

Com as novas aquisições, o Condado de Orange soma 199 escolas públicas e serve 900 rotas de ônibus escolar.

Com mais estudantes e instituições, a OCPS conta com cerca de 25 funcionários, entre eles 14 mil professores, mas ainda não preencheu 40 vagas para instrutores e carece de pessoal nas cantinas das escolas que distribuem 233 mil refeições por dia.