Chuva e neve marcam o Thanksgiving na maior parte dos EUA

Exposição de 10 minutos ao frio intenso pode causar congelamento das extremidades do corpo

WASHINGTON – A semana do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos vai enfrentar pelo menos três tempestades e temperaturas baixas, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NSW) nesta segunda-feira, 25.

O mau tempo que começou leste do país neste final de semana vai ganhar reforço com a chegada de outras duas frentes frias a partir de terça-feira (26), atrapalhando o tradicional desfile da loja de departamento Macy’s no Dia de Ação de Graças, quinta-feira, em Nova York.

A manhã de domingo nos estados da Pensilvânia, Nova York, Connecticut e Massachusetts foi marcada por chuva de gelo e granizo que se transformou em neve ao longo do dia. A partir desta segunda, a chuva deve cessar, mas a previsão é de mais neve para o norte da Nova Inglaterra até o Maine nos próximos dias.

Na costa oeste americana também há previsão de nevasca. Segundo o NWS, o acúmulo de neve pode chegar a 1,5 metro na área de Sacramento, na Califórnia.

Já a frente fria que chega ao meio e centro-oeste do país provoca chuva e neve a partir de hoje.

“Com essas condições de tempo, as viagens podem ser muito difíceis uma vez que pesada deve cobrir as estradas, causar quedas de galhos de árvores e interrompimento de energia elétrica”, avisa o NWS na semana em que mais de 55 milhões de pessoas devem viajar no país entre quarta-feira (27) e domingo (1).