Celtics reagem tarde, e com 74 pontos de Harden e Gordon, Rockets vencem a quinta seguida

Derrota deixa Celtics distante do título Foto: Reuters

BOSTON – Num piscar de olhos, James Harden fez mais uma vítima na NBA. O Boston Celtics entrou em quadra nesse domingo ansioso por escrever uma nova e favorável página em sua nada tranquila temporada.

Em plena briga por mando de quadra para os playoffs do Leste, a tradicional equipe verde teve um fevereiro doloroso: 6 derrotas em 11 jogos, o que levou um dos donos da franquia, Wyc Grousbeck, a disparar: “É o pior fevereiro do qual posso me lembrar desde que assumi o time em 2002”. E diante de um Houston Rockets liderado por James Harden, a equipe cometeu o pecado de abusar das falhas e a draga teve continuidade. O Barba então, serviu-se de um banquete ao lado de Eric Gordon para anotar 42 pontos e 7 rebotes, conduzindo o Houston Rockets à sua quinta vitória seguida: 115 a 104.

No aniversário de Jayson Tatum (12 pontos), os Celtics não tiveram o que comemorar. O “pacotão” de problemas no primeiro tempo foi grande: falta de fisicalidade na marcação, defesa omissa, desvantagem no garrafão, no jogo de transição e principalmente um jogo de perímetro desastroso, com apenas 14% de aproveitamento nas bolas de três pontos. Jogando em cima de tantas falhas, os Rockets logo abriram vantagem.

No último quarto, os Celtics até conseguiram corrigir os erros de uma noite complicada, mas foi tarde demais. Os Rockets se seguraram para garantir uma importante vitória na corrida por mando de quadra no Conferência Oeste. Eric Gordon foi um coadjuvante mortal, com 32 pontos (8 bolas de três). Chris Paul fez um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 assistências. Pelos Celtics, o destaque individual foi Kyrie Irving, com 24 pontos.

Eric Gordon, um carrasco recente dos Celtics
O ala-armador chegou para a partida com média de 24.3 pontos e 46% de aproveitamento nos arremessos em seus últimos três jogos contra os Celtics. Nesse domingo ele elevou ainda mais o nível, igualando a melhor marca da carreira com 8 bolas de três, 32 pontos e 66.7% de aproveitamento nos arremessos.