Autoridades alertam para vacinação em início de temporada de Flu nos EUA

BOSTON – As autoridades dos Estados Unidos emitiram um alerta para a necessidade de vacinação com o objetivo de conter uma epidemia de Flu (Influenza) que atinge o seu pico entre dezembro e fevereiro, mas já causou a morte de pelo menos uma pessoa.

“Nós ainda não sabemos como vai ser a temporada de Flu esse ano, mas sabemos que a melhor maneira de se proteger é através da vacina”, afirma Monica Bharel, secretária de Saúde Pública de Massachusetts, onde 82 casos já foram confirmados desde setembro. “Embora a vacina não proteja de todos os tipos de vírus da gripe, diminui o risco de contrair uma doença mais grave”, acrescenta.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano, cerca de 42,9 milhões de pessoas pegaram Flu no ano passado. Pelo menos 647 mil foram hospitalizadas e 61,200 morreram entre 1 de outubro de 2018 e 4 de maio de 2019.

Esse ano, o Departamento de Saúde do Novo México já anunciou a primeira vítima fatal da doença, uma mulher de 90 anos.

Essa gripe viral é altamente contagiosa e os pacientes devem ficar em casa ao apresentar os sintomas que são semelhantes a um resfriado com períodos mais longos de febre. O Flu frequentemente culmina em complicações, como pneumunia, que podem levar à morte.

Além da vacina, que deve ser tomada anualmente a partir dos seis meses de idade, os especialistas orientam que as pessoas lavem as mãos regularmente, cubram a boca com a manga da camiseta ao espirrar ou tossir para inibir a propagação dos vírus comuns no frio e altamente contagiosos.

Clique aqui e encontre os postos de vacinação em todo o país.