Produto de limpeza causa morte de uma pessoa e fere outras dez em restaurante de Burlington

BURLINGTON – Um homem morreu e outras dez pessoas ficaram feridas após serem expostas a um agente químico extremamente tóxico no restaurante Buffalo Wings em Burlington, Massachusetts, na tarde desta quinta-feira, 7.

Os bombeiros chegaram no 15 da South Avenue por volta das 17h30 após o alerta de uma reação química na cozinha.

Um funcionário respirou o vapor que vinha de um produto de limpeza e começou a sentir náuseas. Ele foi levado ao Lahey Hospital onde foi declarado morto.

Além dos funcionários, dois clientes passaram mal. No total, nove pessoas foram hospitalizadas.

As primeiras investigações indicam que o Super 8, um desinfetante usado para limpar o chão, foi o responsável pela intoxicação.

Nas instruções de uso do produto de limpeza, que tem o selo de aprovação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos,  avisa que em caso de inalação da substância, a pessoa deve “ser removida do ambiente para respirar ar fresco”.

Nesse caso, entretanto, há a suspeita de que outro produto de limpeza pode ter sido misturado ao Super 8, gerando uma reação química que potencializa os agentes tóxicos.

Os bombeiros evacuram o restaurante e a equipe de combate a materias perigosos de nível 1 foi acionado.

Segundo as autoridades, não há mais risco, mas o restaurante vai permanecer fechado até o fim das investigações. O caso vai ser acompanhado pela Agência de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA).

Em nota, o Buffalo Wings disse “estar chocado”  e colaborando com as autoridades.